Marcadores

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Kepler-10b

O conceito artístico de Kepler-10b mostra o menor exoplaneta conhecido. Um planeta rochoso apenas 1,4 vezes maior que a Terra. Anunciado em Janeiro de 2011 e descoberto pelo Observatório Kepler.


Kepler-10b é o primeiro planeta terrestre confirmado tendo sido descoberto fora do Sistema Solar. Descoberto após vários meses de coleta de dados durante o curso da missão Kepler da NASA, que tem como objetivo descobrir planetas semelhantes à Terra atravessando na frente de suas estrelas, a descoberta do planeta foi anunciada em 10 de janeiro de 2011. Kepler-10b tem uma massa entre 3.3 e 5.7 a massa da Terra e um raio de 1.4 o raio da Terra. No entanto, encontra-se muito perto de sua estrela, o Kepler-10, e como resultado, é quente demais para suportar a vida. Sua existência foi confirmada por meio de medidas do Observatório W. M. Keck, no Havaí.


A estrela que hospeda Kepler-10b, está localizada a 564 anos-luz do nosso Sistema Solar na constelação de Draco. É aproximadamente o mesmo tamanho que o Sol, com uma idade estimada de 12 bilhões de anos.O exoplaneta Kepler-10b é o primeiro planeta a ser descoberto na órbita de sua estrela. Por isto, foi designado com a letra b. A estrela, por sua vez, foi nomeado pela missão Kepler, uma operação liderada pela NASA destinada a descobrir planetas terrestres em trânsito, ou que cruzem na frente de suas estrelas hospedeiras em relação à Terra. A descoberta do planeta foi anunciado ao público em 10 de janeiro de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário